E4 realiza 2ª edição do Congresso de Medicina Personalizada e Estilo de Vida

Evento atualizou profissionais de saúde de todo o Brasil e Portugal com programação científica exclusiva e palestrantes internacionais

Entre os dias 25, 26 e 27 de novembro, a E4 transmitiu ao vivo direto do seu novo estúdio, em São Paulo, a segunda edição do Congresso Online de Medicina Personalizada International Lifestyle and Personalized Medicine Summit, coordenado pela médica precursora da medicina personalizada no Brasil, Dra. Vânia Assaly, e o nutricionista e pesquisador português Dr. Pedro Bastos. Com programação científica exclusiva, o evento viabilizou a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais brasileiros e internacionais, disseminando a visão integrativa da medicina personalizada e do estilo de vida na prática clínica dos congressistas.

Ao todo, 220 médicos, nutricionistas e profissionais de saúde de mais de 50 cidades, 15 estados e 3 países, incluindo Portugal, Estados Unidos e Itália, estiveram conectados com os principais nomes da saúde personalizada no mundo, entre eles o Dr. Alessio Fasano, médico italiano responsável pela descoberta da zonulina e fundador do Centro de Pesquisa Celíaca da Universidade de Maryland School of Medicine. Além de Fasano, o congresso contou com a participação de outras referências no mundo científico, como a nutricionista, pesquisadora e Ph.D em Ciências Médicas americana Dra. Deanna Minich, e o doutor em Atividade Física e Saúde e membro do European College of Sports Medicine Dr. César Chaves. 

Apoios internacionais

O maior congresso de medicina personalizada e do estilo de vida do país teve o apoio da American Nutrition Association (ANA), da Associação Latino-Americana de Medicina de Estilo de Vida (LALMA) e da Escola Brasileira de Medicina do Estilo de Vida (MEV). O ILPM Summit 2021 também apresentou grandes marcas expositoras, como a Pure Encapsulations – marca de suplementos nutricionais da Nestlé Health Science Global, a Yosen – startup nacional pioneira no desenvolvimento de sistemas de liberação de ativos por meio da nanotecnologia, e a Essential Nutrition – um dos principais players do país no segmento de suplementos alimentares.

Programação do evento

A segunda edição do ILPM Summit ofereceu conteúdos exclusivos durante 3 dias de atualização, com 9 módulos e 19 palestras. A programação científica do evento deu destaque à medicina e nutrição personalizadas e do estilo de vida e contemplou um vasto repertório de temas. 

Primeiro dia

A abertura do congresso foi realizada pela Dra. Deanna Minich que abordou a nutrição personalizada no século 21. Na sequência, a primeira palestra do dia contou com a participação do Dr. Pedro Bastos sobre o papel dos micronutrientes, com ênfase na vitamina D, na resposta imune a patógenos. A Dra. Graziela Ravacci ministrou a palestra ”Aspectos nutricionais na imunologia dos tumores”, seguida do Dr. Arthur Lemos, médico, professor e referência na Medicina Ortomolecular, que apresentou as perspectivas científicas sobre o papel das mitocôndrias na miocardiopatia e compartilhou a fisiologia e bioquímica a respeito dessa associação no tratamento personalizado.

O primeiro dia do evento contou ainda com o médico americano Dr. Marc Penn, que levou as evidências científicas mais atuais em relação aos principais marcadores relacionados às alterações do endotélio como um importante fator de prevenção para doenças cardiovasculares e metabólicas. O último módulo do dia teve a participação do Dr. Bruno Zylbergeld com o papel da microbiota na saúde neural e o Dr. Fabricio Assini, que compartilhou as últimas evidências sobre stress, estilo de vida e neuro envelhecimento. 

Segundo dia 

O médico e pesquisador italiano Dr. Alessio Fasano palestrou no módulo 4 com o tema ”Nutrição: a melhor ferramenta na prevenção de DCNT e seu papel na regulação da microbiota”, reunindo a literatura científica mais atual à sua expertise no assunto. Na sequência, o nutricionista, mestre em Ciências dos Alimentos e referência em modulação intestinal Dr. Murilo Pereira apresentou atualizações científicas relevantes para a prática clínica, visando ao equilíbrio funcional por meio de estratégias que impactam de forma benéfica a saúde intestinal do paciente. 

O segundo dia do ILPM Summit 2021 também contou com a palestra ”Crononutrição e composição corporal” realizada pela nutricionista Dra. Daniela Seixas. Em seguida, o membro português do European College of Sports Medicine, Dr. César Chaves, palestrou sobre o efeito do exercício no envelhecimento. Já o módulo Tecnomedicina apresentou as palestras ”Soluções em saúde na era digital”, ministrada pela Dra. Patrícia Vieira, e ”Saúde Figital: o novo conceito de health care” com a Dra. Ana Cláudia Pinto.

Terceiro dia

A médica obstetra e ginecologista Dra. Bruna Pitaluga abordou o pré-natal no século 21, com foco em epigenética, dohad e neurodesenvolvimento, na palestra de abertura do último dia do congresso. Ela foi seguida pela apresentação do Dr. Alain Dutra com ”O papel do espermatozóide na saúde transgeracional”. Na sequência, o Dr. Roberto Almeida apresentou a saúde como resultado da integração dos sistemas interno, cardiovascular e cerebral com os fatores externos ao indivíduo na palestra ”A conexão entre saúde humana e saúde planetária”.

A segunda edição do ILPM Summit prosseguiu com as evidências atuais sobre como diferentes contaminantes ambientais podem influenciar na sinalização e função hormonal na palestra ”Disruptores endócrinos na prática clínica”, apresentada pela Dra. Liane Beringhs. Já o último módulo do evento, Saúde 360º, contou com as palestras ”Ayurverda: um conceito de saúde integral”, ministrada pelo Dr. Matheus Macêdo, e ”Saúde 360º”, conceito que oferece visão integral do ser humano e das suas relações com o ambiente, realizada pela médica com especialização em endocrinologia e nutróloga Dra. Vânia Assaly.

Leave a Reply

MÓDULO 02

CARDIOMETABÓLICO

CARDIOMETABOLIC

Grande parte das doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, ocorrem pela interação de aspectos genéticos e ambientais, onde o estilo de vida exerce um papel importante em sua fisiopatologia. A dieta ocidentalizada e o sedentarismo são os principais gatilhos ambientais para o aparecimento de modelos inflamatórios que fazem parte do cenário dessas patologias crônicas. Neste módulo, que tem como objetivo de proporcionar as ferramentas para entender como reconhecer e tratar essas doenças, iremos abordar os biomarcadores preditivos nas doenças endoteliais assim como quais são as principais rotas bioquímicas que precedem as doenças cardiometabólicas, além da dieta inflamatória como um importante gatilho neste contexto.

MÓDULO 01

IMUNOLOGIA

IMUNE HEALTH

Neste módulo vamos abordar os diferentes aspectos da imunidade na saúde humana, trazendo alguns pilares da nutrição e do estilo de vida na fisiopatologia de doenças infecciosas, inflamatórias, autoimunes e neoplasias. A imunidade é essencial para a sobrevivência humana e sabemos que ela depende de fatores genéticos, epigenéticos e do estilo de vida. A nutrição sustenta a imunorregulação, trabalhando a favor do equilíbrio imunológico, modulando reações inflamatórias e melhorando a capacidade de resposta a vírus, bactérias e fungos e de reconhecimento e controle de doenças tumorais. Temas relevantes como o papel da vitamina D no combate ao vírus SARS-CoV -2  e o papel da dieta no desenvolvimento do câncer de próstata serão abordados.

MÓDULO 03

NEUROPSIQUIÁTRICO

NEUROSCIENCE & BEHAVIOR


Neste módulo abordaremos o papel do estilo de vida, da alimentação, do estresse e da microbiota nas doenças psiquiátricas e neurológicas. O recente campo de psiquiatria nutricional demonstra como a deficiência de vitaminas e o desequilíbrio nutricional podem realçar modelos de depressão, ansiedade, transtornos de humor e alterações no neurodesenvolvimento. Dessa forma, compreender o papel do equilíbrio de macro e micronutrientes da dieta, assim como a ação da microbiota nas doenças neuro-psiquiátricas, é uma forma de contribuir com a sua prevenção e tratamento.

 

 

MÓDULO 05

ENVELHECIMENTO

HEALTHY AGING

 

O envelhecimento acontece decorrência de fatores genéticos e ambientais e também, pela força da epigenética que se expressa nos modelos de moleculares que determinam processo de adoecimento de cada indivíduo. Um olhar para os vetores do estilo de vida, valorizando a alimentação e a crononutricao, além da prática de exercícios físicos na regulação dos modelos genéticos e epigenéticos que irão definir as rotas moleculares do envelhecimento. O objetivo é proporcionar as ferramentas ideais para otimizar a extensão de tempo de vida do indivíduo, visando o envelhecimento ativo e bem sucedido.

 

 

MÓDULO 06

TECNOMEDICINA

TECNOMEDICINE

 

 A bioinformática faz parte da vivência de todos os profissionais de saúde, permitindo compreender e interpretar melhor o fenômeno da vida, por meio da monitorização e extração de dados que permitam trabalharem de forma pró-ativa e mais assertiva. A extração de dados genéticos, a telemedicine e as diferentes plataformas digitais de pesquisa, os conceitos de singularidade foram ampliados, podendo ser aplicadas diferentes formas de interpretar os aspectos do estilo de vida na saúde humana. Falaremos sobre o modelo fisital no health care, assim como as novas soluções de saúde que essa nova era digital proporcionou.

 

 

MÓDULO 07

SAÚDE REPRODUTIVA

REPRODUCTIVE HEALTH

 

A saúde humana depende de aspectos genéticos e epigenéticos onde o estilo de vida impacta na expressão gênica, desde antes a concepção. Neste módulo iremos abordar os aspectos da saúde pré-natal integrando o olhar de saúde transgeracional, por meio do cuidado integrado da saúde paterna e materna, promovendo a melhora da qualidade das células germinativas com escolhas conscientes e suporte nutricional adequado e específico, visando apoiar a saúde do embrião e do indivíduo no futuro e, consequentemente, trabalhar para a saúde populacional

 

 

MÓDULO 08

ECO MEDICINA

ECO MEDICINE

 

A saúde planetária é essencial para a saúde humana: sabemos que somos parte de um grande ecossistema e nesta interação, o conhecimento sobre o ambiente e o impacto do estilo de vida no equilíbrio do corpo é essencial. Neste módulo vamos discutir a relação mútua do homem com o seu habitat, tanto em relação aos seus hábitos de vida impactando o meio ambiente, quanto o ambiente interagindo com o seu estado de saúde: do antropoceno ao simbioceno!

 

 

MÓDULO 09

SAÚDE 360º

HEALTH 360º

 

O significado atual de saúde vai além da ausência de doença, sendo reflexo do equilíbrio fisiológico e do bem-estar físico, psíquico espiritual e social. Essa definição faz parte do conceito de saúde 360 graus, que traz uma visão integral do ser humano e das suas relações com o seu ambiente: somos seres únicos, mas completamente integrados a tudo que nos cerca. Neste módulo, vamos abordar o conceito da medicina ayurveda de saúde integral e o conceito de Network Medicine, demonstrando a importância da complexa interação do homem com o seu ambiente na construção do seu patrimônio de saúde.

 

MÓDULO 04

GASTROINTESTINAL

GASTROINTESTINAL

 

A saúde digestiva nunca esteve em tanta evidência e a ciência aponta que um mundo desconhecido amplia uma rede de fenômenos que se manifestam na fisiopatologia de grande parte das doenças crônicas: a microbiota. Ampliando o conceito de disbiose, neste módulo traremos palestrantes que irão abordar os aspectos imunológicos, metabólicos e neuropsiquiátricos que afetam a homeostase corporal, relacionando-os de forma prática com a importância do equilíbrio da microbiota nas principais rotas que definem a saúde humana.