fbpx

Melatonin-Index as a biomarker for predicting the distribution of presymptomatic and asymptomatic SARS-CoV-2 carriers

ABSTRACT

The pandemic dissemination of the SARS-CoV-2 led, on the one hand, to a worldwide effort to develop mechanistic-based therapeutics and vaccines, and on the other hand, the searching for determining the spreaders and the mechanisms of transmission. Melatonin, a multitask molecule, orchestrates defense responses by allowing the proper mounting, duration, and magnitude of innate immune responses. Melatonin is synthesized on demand by immune-competent cells and constitutively by resident macrophages such as alveolar macrophages. Here we investigated whether the expression of genes relevant to virus invasion and infection varies according to a genic index (MEL-Index) that estimates the capacity of the lung to synthesize melatonin. A COVID-19-Signature composed of 455 genes of 288 human lungs (GTEX, UCSD) was correlated with MEL-Index by Pearson correlation test, gene-set enrichment analysis, and networking tool that integrates the connectivity between the most expressed genes, allowing us to compare the same set of genes under different states. The three independent procedures point to a negative relationship between MEL-Index and SARS-CoV-2 infection. The entry in epithelial AT2 cells should be hampered by a positive correlation TMRPSS2 and a negative correlation with the coding gene for furin, suggesting dysfunctional processing in virus spike. Moreover, MEL-Index also negatively correlates with the genes that codify the proteins of multi-molecular receptor complex CD147, the gateway in macrophages, and other immune cells. In summary, the perspective that lung and respiratory tract melatonin could be a natural protective factor opens new epidemiological and pharmacological perspectives, as high MEL-Index scores could be predictive of asymptomatic carriers, and nasal administrated melatonin could prevent evolution of presymptomatic carriers.

 

Faça o donwload completo aqui: document

Leave a Reply

MÓDULO 04

GASTROINTESTINAL

GASTROINTESTINAL

 

A saúde digestiva nunca esteve em tanta evidência e a ciência aponta que um mundo desconhecido amplia uma rede de fenômenos que se manifestam na fisiopatologia de grande parte das doenças crônicas: a microbiota. Ampliando o conceito de disbiose, neste módulo traremos palestrantes que irão abordar os aspectos imunológicos, metabólicos e neuropsiquiátricos que afetam a homeostase corporal, relacionando-os de forma prática com a importância do equilíbrio da microbiota nas principais rotas que definem a saúde humana.

 

 

 

MÓDULO 09

SAÚDE 360º

HEALTH 360º

 

O significado atual de saúde vai além da ausência de doença, sendo reflexo do equilíbrio fisiológico e do bem-estar físico, psíquico espiritual e social. Essa definição faz parte do conceito de saúde 360 graus, que traz uma visão integral do ser humano e das suas relações com o seu ambiente: somos seres únicos, mas completamente integrados a tudo que nos cerca. Neste módulo, vamos abordar o conceito da medicina ayurveda de saúde integral e o conceito de Network Medicine, demonstrando a importância da complexa interação do homem com o seu ambiente na construção do seu patrimônio de saúde.

 

MÓDULO 08

ECO MEDICINA

ECO MEDICINE

 

A saúde planetária é essencial para a saúde humana: sabemos que somos parte de um grande ecossistema e nesta interação, o conhecimento sobre o ambiente e o impacto do estilo de vida no equilíbrio do corpo é essencial. Neste módulo vamos discutir a relação mútua do homem com o seu habitat, tanto em relação aos seus hábitos de vida impactando o meio ambiente, quanto o ambiente interagindo com o seu estado de saúde: do antropoceno ao simbioceno!

 

 

MÓDULO 07

SAÚDE REPRODUTIVA

REPRODUCTIVE HEALTH

 

A saúde humana depende de aspectos genéticos e epigenéticos onde o estilo de vida impacta na expressão gênica, desde antes a concepção. Neste módulo iremos abordar os aspectos da saúde pré-natal integrando o olhar de saúde transgeracional, por meio do cuidado integrado da saúde paterna e materna, promovendo a melhora da qualidade das células germinativas com escolhas conscientes e suporte nutricional adequado e específico, visando apoiar a saúde do embrião e do indivíduo no futuro e, consequentemente, trabalhar para a saúde populacional

 

 

MÓDULO 06

TECNOMEDICINA

TECNOMEDICINE

 

 A bioinformática faz parte da vivência de todos os profissionais de saúde, permitindo compreender e interpretar melhor o fenômeno da vida, por meio da monitorização e extração de dados que permitam trabalharem de forma pró-ativa e mais assertiva. A extração de dados genéticos, a telemedicine e as diferentes plataformas digitais de pesquisa, os conceitos de singularidade foram ampliados, podendo ser aplicadas diferentes formas de interpretar os aspectos do estilo de vida na saúde humana. Falaremos sobre o modelo fisital no health care, assim como as novas soluções de saúde que essa nova era digital proporcionou.

 

 

MÓDULO 05

ENVELHECIMENTO

HEALTHY AGING

 

O envelhecimento acontece decorrência de fatores genéticos e ambientais e também, pela força da epigenética que se expressa nos modelos de moleculares que determinam processo de adoecimento de cada indivíduo. Um olhar para os vetores do estilo de vida, valorizando a alimentação e a crononutricao, além da prática de exercícios físicos na regulação dos modelos genéticos e epigenéticos que irão definir as rotas moleculares do envelhecimento. O objetivo é proporcionar as ferramentas ideais para otimizar a extensão de tempo de vida do indivíduo, visando o envelhecimento ativo e bem sucedido.

 

 

MÓDULO 03

NEUROPSIQUIÁTRICO

NEUROSCIENCE & BEHAVEOR


Neste módulo abordaremos o papel do estilo de vida, da alimentação, do estresse e da microbiota nas doenças psiquiátricas e neurológicas. O recente campo de psiquiatria nutricional demonstra como a deficiência de vitaminas e o desequilíbrio nutricional podem realçar modelos de depressão, ansiedade, transtornos de humor e alterações no neurodesenvolvimento. Dessa forma, compreender o papel do equilíbrio de macro e micronutrientes da dieta, assim como a ação da microbiota nas doenças neuro-psiquiátricas, é uma forma de contribuir com a sua prevenção e tratamento.

 

 

MÓDULO 01

IMUNOLOGIA

IMUNE HEALTH

Neste módulo vamos abordar os diferentes aspectos da imunidade na saúde humana, trazendo alguns pilares da nutrição e do estilo de vida na fisiopatologia de doenças infecciosas, inflamatórias, autoimunes e neoplasias. A imunidade é essencial para a sobrevivência humana e sabemos que ela depende de fatores genéticos, epigenéticos e do estilo de vida. A nutrição sustenta a imunorregulação, trabalhando a favor do equilíbrio imunológico, modulando reações inflamatórias e melhorando a capacidade de resposta a vírus, bactérias e fungos e de reconhecimento e controle de doenças tumorais. Temas relevantes como o papel da vitamina D no combate ao vírus SARS-CoV -2  e o papel da dieta no desenvolvimento do câncer de próstata serão abordados.

MÓDULO 02

CARDIOMETABÓLICO

CARDIOMETABOLIC

Grande parte das doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, ocorrem pela interação de aspectos genéticos e ambientais, onde o estilo de vida exerce um papel importante em sua fisiopatologia. A dieta ocidentalizada e o sedentarismo são os principais gatilhos ambientais para o aparecimento de modelos inflamatórios que fazem parte do cenário dessas patologias crônicas. Neste módulo, que tem como objetivo de proporcionar as ferramentas para entender como reconhecer e tratar essas doenças, iremos abordar os biomarcadores preditivos nas doenças endoteliais assim como quais são as principais rotas bioquímicas que precedem as doenças cardiometabólicas, além da dieta inflamatória como um importante gatilho neste contexto.