fbpx

Temas inovadores sobre a medicina na era pós-genômica fizeram parte do International Lifestyle & Personalized Medicine Summit

Congresso online de medicina integrativa trouxe palestrantes renomados no meio científico e contou com a presença do ilustre Jeffrey Bland, conhecido como “pai” da medicina personalizada.

Nos dias 26 e 27 de novembro, mais de 300 médicos e nutricionistas de diversos países e de todo o Brasil aprofundaram seus conhecimentos sobre medicina personalizada e do estilo de vida, na primeira edição do International Lifestyle & Personalized Medicine Summit (ILPM). O congresso contou com palestrantes nacionais e internacionais que trouxeram temas relacionados à era pós-genômica, com transmissão ao vivo e 100% on-line, direto dos estúdios, em São Paulo.

Hoje nós temos uma visão de que a medicina personalizada e do estilo de vida se cruzam completamente com os mecanismos de prevenção de doenças crônicas”, explica a endocrinologista e nutróloga brasileira, Dra. Vânia Assaly, que assumiu a coordenação científica do evento ao lado do português, Dr. Pedro Bastos, mestre em nutrição humana e qualidade dos alimentos.

A abertura do congresso contou com a ilustre presença do Dr. Jeffrey Bland, Phd em química orgânica, com experiência de 35 anos e conhecido como “pai” da medicina personalizada. O Dr. Bland é fundador do renomado IFM – The Institute for Functional Medicina, além de fundador e presidente do Instituto de Medicina de Estilo de Vida Personalizado e teve sua apresentação transmitida diretamente dos Estados Unidos, onde explicou que o genoma é como um livro da vida e que “Ele não diz exatamente o que somos ou vamos ser, mas nos da a oportunidade de ser várias coisas diferentes, baseado nas experiências que os nossos livros são expostos ao longo da nossa vida”, disse.

 

 

O ILPM foi dividido em quatro módulo que abordaram desde o conceito de saúde personalizada até a relação entre o ser humano e o meio ambiente, passando por temas como saúde gestacional e neural, envelhecimento e câncer.

Programação científica exclusiva

Além do Dr. Jeffrey Bland e do coordenador científico, Dr. Pedro Bastos, o congresso contou, também, com a presença de outros dois palestrantes internacionais. A pediatra Susan Prescott, da Nova Zelândia trouxe, para o segundo dia de programação, uma palestra sobre perspectivas ecológicas para a saúde humana e ambiental. Phd em imunologia, a Dra. Susan é pesquisadora da Universidade Universidade Western Australia e co-autora de diversos artigos científicos.

Trazendo o tema “Estilo de vida, microbioma e câncer”, do Perú, o Dr. Jhony de La Cruz também trouxe sua expertise para o congresso. Coordenador e diretor de diversas instituições, o Dr. Jhony é professor pesquisador do Sistema Nacional de Pesquisadores do Perú.

Além dos palestrantes internacionais, a programação do ILPM contou também com grandes nomes nacionais, como o nutricionista e educador físico, Dr. Marcelo Carvalho, a nutricionista, Dra. Daniela Seixas, o biólogo, Dr. Bruno Zylbergeld e a médica, Dra. Bruna Pitaluga.

Summit Talks

Nos dois dias de congresso, após a finalização das palestras, os congressistas assistiram a uma mesa redonda presidida pelos coordenadores do ILPM, que receberam convidados para abordar os assuntos que fizeram parte da programação do dia. O bate-papo técnico aconteceu a fim de enriquecer e aprofundar, ainda mais o conhecimento adquirido durante a programação de palestras.

Durante o primeiro dia, o Summit Talks recebeu o oncologista e oncogeneticista, Dr. José Claudio Casalli e o nutricionista e farmacêutico, Dr. Gabriel de Carvalho. No egundo dia, a mesa redonda contou com a presença da nutricionista, Dra. Carina Scapinelli e da médica especialista em nutrologia e pesquisadora da EPM, Dra. Liane Beringhs. Além de proporcionar uma experiência mais intimista, o Summit Talks abriu espaço para que os congressistas fizessem perguntas e tirassem suas dúvidas.

Aulas Premium e conteúdo on demand

Aos congressistas que optaram pela inscrição premium do congresso, há ainda a vantagem de poderem acessar as palestras do ILPM on demand, com possibilidade de reassistir os conteúdos sempre que quiserem, durante dois meses. Além disso, no dia 4 de dezembro serão disponibilizadas 10 aulas premium exclusivas.

Como conteúdo complementar, as aulas premium também trazem palestrantes renomados, como o Dr. James Trosko, biólogo responsável pela descoberta de biomarcadores para células-tronco humanas adultas, cujo estudo ofereceu fortes evidências para a teoria das células-tronco do câncer, que abordará sobre toxicidade e epigenética. A programação de aulas premium conta, ainda, com o nutricionista, Dr. Daniel Pereira, que falará sobre regulação imunológica e saúde da microbiota, o nutricionista e farmacêutico bioquímico, Dr. Gabriel de Carvalho, que tratará sobre nutrigenética e nutrição personalizada, o cirurgião e nutrólogo, Dr. Euclésio Bragança, que falará sobre cuidado integrativo de atletas e esportistas, entre outros.

Por que falar sobre medicina personalizada e do estilo de vida?

Um estilo de vida saudável é peça-chave para a prevenção de grande parte das doenças crônicas e, na era pós-genômica e da personalização, é possível entender que existem aspectos singulares na definição do melhor direcionamento para o paciente. “A genética não é mais vista como futuro: ela se tornou um pilar da prática médica diária”, comenta a Dra. Vânia Assaly.

Hoje, é possível entender que a conversa com os nossos genes será pela forma com que nos relacionamentos com os alimentos, as pessoas e o ecossistema. Por isso, o propósito do ILPM foi de trazer conhecimento sobre a medicina do estilo de vida personalizada através de profissionais cuja experiência clínica e trajetória acadêmica e científica, são singulares e enriquecedores. Como definido pelo Dr. Jeffrey Bland em sua palestra: “O ILPM Summit é a antecipação da medicina do futuro”.

Leave a Reply