James E. Trosko, Ph.D., Professor Emeritus, Dept. Pediatrics & Human Development, Cllege of Human Medicine, Michigan State University, East Lansing, Michigan 48824, USA, E-mail: [email protected]

 

Understanding human health and acute & chronic diseases depends on understanding the nature of homeostatis in multi-cellular organism and how three mechanisms of toxicity can cause disruption of cell proliferation, differentiation, apoptosis, gene regulation and aging, namely, mutagenesis; cytotoxicity and alteration of gene expression( “epigentic toxicity”). All normal and abnormal human phenotypes are the result of a complex gene & environmental interacts, while heritary and somatic mutations do occur in the three fundamental cells of the human body, namely, the few organ-specific adult stem cells, their finite dividing progenitor cells and the non-dividing terminally-differentiated cells, the rate limiting step in converting the individual mutated stem cell depends on the clonal amplification of that single stem cell by epigenetic endogenous agents ( growth factors, hormones and cytokines) or exogenous agents ( pollutants, nutritional and dietary components; drugs, behaviorial factors, such as exercise; smoking, alcohol) that must exceed “threshold” levels; being present for regular and extended periods of time; and in the absence of “anti-promoters”. One classic disease example illustrates how biological and cultural evolutionary changes in the global metabolic diseases are on a “collision” course because of nutrition and dietary changes that have dramatically changed in the last 100 years. Studying the role of the pre- and post- dietary customs after  the atomic bomb survivors illustrates the powerful role they had on incidences had on cancers. One of the major implications of these studies is a potential mechanistic explanation of the Barker hypothesis, namely , exposures to the adult organ-specific adult stem cells to epigenetic agents diuring early embryonic development can modulate risks to diseases later in life.  Finally, while current use of the concept of “Precision Medicine” has primarily focused on genomic mutations, understanding the mechanisms of “epigenesis” will be more important. In addition, while current focus of these epigenetic mechanisms has been at the ultimate down-stream level  ( DNA and nuclear protein methylation/ethylation changes), the pentultimate studies that trigger these changes occur at the up-stream level or at the adult stem cell and cell-cell communication levels).

Reference: Upham, B.L. and Trosko, J.E., “Carcinogenic tumor promotion, induced oxidative stress signaling, modulated gap junction function and altered gene expression”. Antioxidants & Redox Signaling 11: 297-308, 2009. & . Trosko, J.E. Global Health Crisis Caused by the Collision of Biological and Cultural Evolution: Pre-Natal Influences on Acute and Chronic Diseases in Later Life. Planet@risk 2: 271-280, 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso site utiliza cookies que são úteis para ver como você interage com as páginas e os elementos do site. Com isto, podemos aprimorar nosso conteúdo e deixa-lo sempre mais atraente e interessante. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade

MÓDULO 02

CARDIOMETABÓLICO

CARDIOMETABOLIC

Grande parte das doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, ocorrem pela interação de aspectos genéticos e ambientais, onde o estilo de vida exerce um papel importante em sua fisiopatologia. A dieta ocidentalizada e o sedentarismo são os principais gatilhos ambientais para o aparecimento de modelos inflamatórios que fazem parte do cenário dessas patologias crônicas. Neste módulo, que tem como objetivo de proporcionar as ferramentas para entender como reconhecer e tratar essas doenças, iremos abordar os biomarcadores preditivos nas doenças endoteliais assim como quais são as principais rotas bioquímicas que precedem as doenças cardiometabólicas, além da dieta inflamatória como um importante gatilho neste contexto.

MÓDULO 01

IMUNOLOGIA

IMUNE HEALTH

Neste módulo vamos abordar os diferentes aspectos da imunidade na saúde humana, trazendo alguns pilares da nutrição e do estilo de vida na fisiopatologia de doenças infecciosas, inflamatórias, autoimunes e neoplasias. A imunidade é essencial para a sobrevivência humana e sabemos que ela depende de fatores genéticos, epigenéticos e do estilo de vida. A nutrição sustenta a imunorregulação, trabalhando a favor do equilíbrio imunológico, modulando reações inflamatórias e melhorando a capacidade de resposta a vírus, bactérias e fungos e de reconhecimento e controle de doenças tumorais. Temas relevantes como o papel da vitamina D no combate ao vírus SARS-CoV -2  e o papel da dieta no desenvolvimento do câncer de próstata serão abordados.

MÓDULO 03

NEUROPSIQUIÁTRICO

NEUROSCIENCE & BEHAVIOR


Neste módulo abordaremos o papel do estilo de vida, da alimentação, do estresse e da microbiota nas doenças psiquiátricas e neurológicas. O recente campo de psiquiatria nutricional demonstra como a deficiência de vitaminas e o desequilíbrio nutricional podem realçar modelos de depressão, ansiedade, transtornos de humor e alterações no neurodesenvolvimento. Dessa forma, compreender o papel do equilíbrio de macro e micronutrientes da dieta, assim como a ação da microbiota nas doenças neuro-psiquiátricas, é uma forma de contribuir com a sua prevenção e tratamento.

 

 

MÓDULO 05

ENVELHECIMENTO

HEALTHY AGING

 

O envelhecimento acontece decorrência de fatores genéticos e ambientais e também, pela força da epigenética que se expressa nos modelos de moleculares que determinam processo de adoecimento de cada indivíduo. Um olhar para os vetores do estilo de vida, valorizando a alimentação e a crononutricao, além da prática de exercícios físicos na regulação dos modelos genéticos e epigenéticos que irão definir as rotas moleculares do envelhecimento. O objetivo é proporcionar as ferramentas ideais para otimizar a extensão de tempo de vida do indivíduo, visando o envelhecimento ativo e bem sucedido.

 

 

MÓDULO 06

TECNOMEDICINA

TECNOMEDICINE

 

 A bioinformática faz parte da vivência de todos os profissionais de saúde, permitindo compreender e interpretar melhor o fenômeno da vida, por meio da monitorização e extração de dados que permitam trabalharem de forma pró-ativa e mais assertiva. A extração de dados genéticos, a telemedicine e as diferentes plataformas digitais de pesquisa, os conceitos de singularidade foram ampliados, podendo ser aplicadas diferentes formas de interpretar os aspectos do estilo de vida na saúde humana. Falaremos sobre o modelo fisital no health care, assim como as novas soluções de saúde que essa nova era digital proporcionou.

 

 

MÓDULO 07

SAÚDE REPRODUTIVA

REPRODUCTIVE HEALTH

 

A saúde humana depende de aspectos genéticos e epigenéticos onde o estilo de vida impacta na expressão gênica, desde antes a concepção. Neste módulo iremos abordar os aspectos da saúde pré-natal integrando o olhar de saúde transgeracional, por meio do cuidado integrado da saúde paterna e materna, promovendo a melhora da qualidade das células germinativas com escolhas conscientes e suporte nutricional adequado e específico, visando apoiar a saúde do embrião e do indivíduo no futuro e, consequentemente, trabalhar para a saúde populacional

 

 

MÓDULO 08

ECO MEDICINA

ECO MEDICINE

 

A saúde planetária é essencial para a saúde humana: sabemos que somos parte de um grande ecossistema e nesta interação, o conhecimento sobre o ambiente e o impacto do estilo de vida no equilíbrio do corpo é essencial. Neste módulo vamos discutir a relação mútua do homem com o seu habitat, tanto em relação aos seus hábitos de vida impactando o meio ambiente, quanto o ambiente interagindo com o seu estado de saúde: do antropoceno ao simbioceno!

 

 

MÓDULO 09

SAÚDE 360º

HEALTH 360º

 

O significado atual de saúde vai além da ausência de doença, sendo reflexo do equilíbrio fisiológico e do bem-estar físico, psíquico espiritual e social. Essa definição faz parte do conceito de saúde 360 graus, que traz uma visão integral do ser humano e das suas relações com o seu ambiente: somos seres únicos, mas completamente integrados a tudo que nos cerca. Neste módulo, vamos abordar o conceito da medicina ayurveda de saúde integral e o conceito de Network Medicine, demonstrando a importância da complexa interação do homem com o seu ambiente na construção do seu patrimônio de saúde.

 

MÓDULO 04

GASTROINTESTINAL

GASTROINTESTINAL

 

A saúde digestiva nunca esteve em tanta evidência e a ciência aponta que um mundo desconhecido amplia uma rede de fenômenos que se manifestam na fisiopatologia de grande parte das doenças crônicas: a microbiota. Ampliando o conceito de disbiose, neste módulo traremos palestrantes que irão abordar os aspectos imunológicos, metabólicos e neuropsiquiátricos que afetam a homeostase corporal, relacionando-os de forma prática com a importância do equilíbrio da microbiota nas principais rotas que definem a saúde humana.